26.11.10

budos-nina-giljorge

>> playlist 
The Budos Band III (2010) 

Grupo de NY é um dos destaques da nova geração que tem bombado o afrobeat nos EUA e Europa com nomes como Daktaris, Antibalas e Nomo. Mais uma revelação da gravadora Daptone Records, a mesma da blackíssima Sharon Jones e da banda Dap-Kings. ‘Budos Band III’ saiu em agosto depois de um intervalo dos integrantes para projetos paralelos. A banda voltou com groove afiado e um afrosoul hipnótico moderno da melhor qualidade. Fela Kuti agradece.



Nina Simone – The Blues (1990) 

Discaço de uma das mais talentosas cantoras de soul-jazz que surgiram depois de Billie Holiday. A coletânea de 1990 foi escolhida a dedo com clássicos como ‘The Pusher’, ‘My man’s gone now’ e ‘Do I move you’, que abre os trabalhos. Grande parte das músicas está no álbum ‘Sings the blues’, de 1967. Na coletânea, porém, o som aparece claro e limpo, o que nem sempre acontece nos relançamentos de Nina Simone. A levada blues, a força das interpretações e o repertório são impecáveis. Perfeito para uma volta de bike no fim de tarde.



Gilberto Gil e Jorge Benjor – Gil e Jorge (1975) 

Nove músicas gravadas em uma sessão mágica de estúdio em 1975 com improvisações longas de altíssimo nível com dois gênios no auge das experimentações. A banda tem só os dois no violão mais percussão e baixo e espaço de sobra para revirar do avesso clássicos como ‘Filhos de Gandhi’ e ‘Taj Mahal', aqui com 8 minutos de duração. A levada meio samba-rock-preguiçoso de ‘Meu Glorioso São Cristovão’ é só o esquenta. Aumenta e deixa rolar tranquilo que só tem sonzeira. É com certeza um dos maiores duetos da MPB de todos os tempos em uma mistura perfeita da pegada groove de Jorge Ben com as melodias afro de Gil. Diz à lenda que o disco foi todo gravado sob efeitos de um tal licor de jurubeba. A música ‘Jurubeba’ tá lá e dá a pista. Se não é jurubeba, sei lá...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...