19.1.12

jazz_groove-mixtape#3



Incrível ver o Centro do Rio com ruas e calçadas lotadas nas apresentações do Nova Lapa Jazz em 2011. Ter Art Blakey, John Coltrane e Lee Morgan como trilha sonora de baladas era algo impensável. Fenômeno parecido explica shows concorridíssimos de bandas como as excelentes Bixiga 70 e Abayomy Afrobeat que apostam em longas sessões instrumentais. O groove com levada black e influências de jazz, soul e afrobeat nunca esteve tão em alta.

'A galera está a fim de dançar. Dá para ver nas festas, as pessoas nem ficam olhando para o palco. É baile mesmo', disse Décio 7, baterista do Bixiga 70, em blog do Estadão.

Para apimentar seus solos, os músicos cada vez mais vão buscar inspiração nos sons vintage, em coletâneas africanas e nos discos de jazz dos anos 60 e 70. E é no afro-soul-jazz que a terceira mixtape do blog foi beber na fonte, só sonzeira das antigas. A maioria das faixas têm assinatura da mais black de todas as gravadoras, a Blue Note Records. Coltrane e Miles Davis, os dois maiores gênios do jazz, abrem a seleção. Depois tem o piano de Nina Simone e Herbie Hancock, os trompetes de Freddie Hubbard e Lee Morgan, o vibrafone viajante de Bobby Hutcherson, e para fechar os guitarristas Grant Green, Kenny Burrell e Wes Montgomery. Ouça, curta e compartilhe.

01 > Miles Davis + John Coltrane - Freddie Freeloader
02 > Nina Simone - African Mailman
03 > Blue Mitchell - Blue Soul
04 > Bobby Hutcherson - Going Down South
05 > Herbie Hancock - Oliloqui Valley
06 > Lee Morgan - Somethin' Cute
07 > Kenny Burrell - Midnight Blue
08 > Grant Green - No. 1 Green Street
09 > Freddie Hubbard - A Soul Experiment
10 > Wes Montgomery - Sun Down
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...