12.1.12

somdovinil-masters-charlesgavin




   



O Som do Vinil – Charles Gavin

Criado em 2007, ‘O Som do Vinil’ começou como especial de seis episódios sobre discos históricos da MPB, mas agradou tanto que um ano depois voltou como atração fixa do Canal Brasil (sexta, às 21h30) até chegar à sua edição nº 100 em 2011 como um dos melhores programas musicais da TV brasileira. Apresentado e idealizado pelo ex-Titãs Charles Gavin, virou uma espécie de enciclopédia áudio-visual da MPB contando detalhes e bastidores de gravações de álbuns obrigatórios de nomes como Raul Seixas, Tim Maia, Chico Science, Baden Powell, e também de grupos menos badalados, principalmente vindos do samba-jazz, como Tamba Trio, Sambalanço e Dom Salvador (ouça na playlist). O sucesso do projeto é tão grande que o próprio Gavin admite que hoje tem mais repercussão com seu trabalho como pesquisador do que como músico.

Funcionando como baú de informações e usina poderosa de dicas de discos clássicos da MPB, ‘O Som Vinil’ é desdobramento de um primeiro projeto coordenado por Gavin, nos anos 90, de recolocar em circulação 25 discos esgotados garimpados nos arquivos da Som Livre, Som Maior e RGE. Foram relançadas na série Masters pérolas de Alceu Valença, Novos Baianos, Tim Maia e Tom Zé, e também álbuns raríssimos nunca antes gravados em CD de grupos como Bossa Jazz Trio, Sambrasa Trio e Sambossa 5, e de outros obscuros como Os Brasões, que acompanhava Gal Costa, e Brazilian Octopus, com Hermeto Paschoal entre seus integrantes.

Os dois projetos juntos acabaram abrindo um novo caminho na carreira do ex-Titã. Em 2008, Gavin coordenou a criação do livraço de luxo ‘300 Discos Importantes da Música Brasileira’, em colaboração com Tárik de Souza, Carlos Calado e Artur Dapieve. O passo seguinte foi intermediar uma parceria entre a Livraria Cultura e a Sony de relançar álbuns esgotados do catálogo da gravadora e de selos extintos, como BMG (Carmen Miranda, Luiz Gonzaga) e CBS (Baden Powell e Jackson do Pandeiro). A primeira leva de CDs saiu em 2011 incluindo raridades de Dom Salvador, Os Ipanemas, Karma, Walter Franco, Zé Ramalho, e dois discos de bossa nova estrangeiros, de Dave Brubeck e Sonny Rollins.

Para quem está com saudade de Charles Gavin como baterista, ele dá pista sobre uma possível volta em entrevista excelente ao site da Livraria Cultura em que fala sobre sua saída dos Titãs e ainda de novos projetos, da importância dos blogs e da polêmica dos downloads.

O site do Canal Brasil tem a íntegra dos principais programas de ‘O Som Vinil’. Abaixo, trechos de quatro imperdíveis com Mutantes, Barão Vermelho, Hermeto Paschoal e Artur Verocai. Salve Gavin!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...