20.4.12

viradaculturalSP-mixtape#7



Confesso que minha primeira reação foi de surpresa total, aquela sensação de ‘é isso mesmo?, ‘tem certeza?’. E ainda por cima de graça? A Virada Cultural de São Paulo este ano superou todas as expectativas com uma aula de curadoria, programação inspiradíssima lembrando os melhores anos dos antigos Free Jazz e Tim Festival com toques de BMW Jazz Festival, Percpan e Back2Black. E como se tudo já não parecesse perfeito demais, ainda homenageia a África com dois convidados ilustríssimos tocando em sequência no horário nobre do seu palco mais roots: nada mais nada menos do que Tony Allen e Ebo Taylor, na Praça Júlio Prestes, dia 5, a partir das 20h30 (antes, Ray Lema abre a programação). Prepare o coração também porque é mais do que provável ver os dois dividindo microfones já que Tony acaba de fazer participação no novo disco de Ebo, o recém-lançado Appia Kwa Bridge. A super noitada black na Praça Júlio Prestes terá na sequência mais dois showzaços: Seun Kuti, às 2h30, e Bixiga 70, às 5h. No dia seguinte, a festa segue com reggae jamaicano clássico do Toots and the Maytals, às 13H (cancelado), e Abyssinians, às 15h30. GilbertoGil fecha o bailão histórico, às 18h.

Se na Júlio Prestes o assunto é África, na Praça da República o som continua blackíssimo, mas com jazz dominando e mais dois nomes clássicos no horário nobre: o mito McCoy Tyner, pianista do quarteto de John Coltrane em ‘A Love Supreme’, às 19h, o saxofonista Lou Donaldson, presença constante nas coletâneas groove da Blue Note, às 21h30, e o blaxploitation de Roy Ayers, à 0h. Para fechar, no dia seguinte tem o soul relax da revelação da Daptone Records, Charles Bradley, às 15h. E agora? Que palco escolher? Mixtape do blog esquenta para os shows e ajuda a tirar a dúvida. Ou aumentar...

Confira aqui a programação completa com mais de 900 atrações em quase 100 palcos espalhados por SP (o custo do evento foi estimado em R$ 8 milhões). Abaixo, lista das doze músicas da mixtape. E, depois, minidoc com Ebo Taylor + Tony Allen e Bixiga 70 no palco.  

01 > Ebo Taylor - Nga Nga
02 > Tony Allen - No Discrimination
03 > Bixiga 70 - Tema di Malaika
04 > Seun Kuti - African Soldiers
05 > Lou Donaldson – Its your thing
06 > McCoy Tyner - Blues on the corner
07 > Toots & the Maytals - 54-56 Was My Number
08 > Abyssinians - Satta Massagana  
09 > Charles Bradley - The World (Is Going Up In Flames)
10 > Roy Ayers - King George
11 > Toots & The Maytals - Pressure Drop
12 > Tony Allen – Secret Agent

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...