3.8.12

superborgou-kingsunny-fatoumata



   


Só África, só costa oeste, três dicas de discos para reforçar o arquivo de clássicos com raridades da Nigéria e Benin, mais disco de estreia da cantora revelação do Mali que virá ao Brasil em novembro para o Back2Black.

Abrindo a seleção, um daqueles álbuns para anotar, correr atrás e espalhar: ‘The Bariba Sound: 1970-1976’, da Le Super Borgou de Parakou, incrível orquestra do Benin que segue o mesmo caminho groove da Poly-Rythmo. O grupo que já havia se destacado nas coletâneas ‘African Scream Contest’ e ‘Legends of Benin’, também da Analog Africa (do incansável Samy Ben Redjeb), voltou em 2012 com vinil duplo infestado de pedradas sensacionais de rock, soul e afrobeat da melhor qualidade. Ouça na playlist duas do álbum com faixas resgatadas de EPs dos anos 70 (disponível no Goma Gringa).

Clássico de um dos maiores nomes da música da Nigéria, ‘Juju Music’ é o primeiro álbum com distribuição internacional do guitarrista King Sunny Ade. Lançado pelo selo Mango, em 1982, resgata as melhores faixas de três discos dos anos 70, ‘Juju Music’, ‘Synchro System’ e ‘Aura’. São apenas sete músicas com a nata da produção de Ade em sua melhor fase. Destaque para as linhas suaves de guitarra, o vocal cool e os efeitos que criam um dub versão africana.

Para fechar, do Mali, o soul-jazz-blues da revelação Fatoumata Diawara, atração do Back2Black de Londres, em junho, e nome confirmado para edição carioca, em novembro. Para seu disco de estreia, ‘Fatou’, de 2011, a cantora e instrumentista nascida em Bamako compôs todas as doze faixas, tocando guitarra, percussão e baixo. Fatoumata contou com apoio de Oumou Sangaré, ícone no Mali, para lançar o álbum pela World Circuit. No mesmo período, participou do projeto African Express, com Damon Albarn, gravou com AfroCubism, Herbie Hancock e com a Poly-Rythmo. Fez ainda shows por toda a Europa com o power-trio 'Rocket Juice and the Moon', do dream-team black Damon Albarn, Tony Allen e Flea. Abaixo, trecho da apresentação de Fatoumata no Jazz Cafe, em Londres

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...