23.10.12

circovoador-oblogblack-oglobo




Circo Voador completa 30 anos de Lapa; relembre shows históricos (Oblogblack no Amplificador do Globo)

2012 intenso no Circo Voador com sequência de apresentações inesquecíveis de várias bandas que começaram a fazer história na música brasileira exatamente no palco mais clássico do Rio (talvez do Brasil e até do mundo, sem exagero). Já passaram por lá Titãs, Planet Hemp, Rappa, Pitty, Ultraje... e a festa não para com agenda lotada de shows de altíssimo nível até final do ano. Mas hoje, dia 23 de outubro, é o dia exato em que há 30 anos o Circo pousava sua lona na Lapa depois de estrear no Arpoador durante o verão com Blitz, Domingueira Voadora e o festival Rock Voador.

A data não podia passar em branco. Abaixo, papo com Felipe Varanda, organizador da exposição montada sob andaimes no Circo com 68 fotos de shows. Na sequência, trechos de apresentações marcantes, de Planet a Barão, de Cássia Eller a Rita Lee, de Titãs a Celso Blues Boy, o recordista da casa com nada menos que 104 apresentações. Mas, primeiro, texto emocionante que a produção acaba de divulgar pelo Facebook. Parabéns Circooooo!


 

“Hoje faz 30 anos. Uma honra seguir em frente. Uma honra saber que dias e noites inesquecíveis ocorreram sob essa lona. Uma honra saber que pelo menos três gerações já passaram por aqui. Uma honra saber que tantos profissionais brilhantes começaram aqui sua carreira. Uma honra agregar tantos estilos e diferenças. Uma honra fazer parte de um processo educativo e cultural com a creche, a escola na Joaquim Silva e os cursos na lona. Uma honra acompanhar e fazer parte do crescimento do bairro da Lapa. Uma honra dividir com cada um de vocês essa comemoração”

Veja infográfico do Globo, feito por Lívia Brandão, com fotos e trajetória do Circo.

Abaixo, entrevista com curador da exposição ‘Circo Voador 30 anos’ (até 27 de novembro).

Amplificador: Como feito o processo de escolha do material? E a ideia de usar os andaimes?
Felipe Varanda: Esse número mágico de 68 imagens tem a ver exatamente com os andaimes onde foram montadas as fotos. Pensamos nessa estrutura para remeter ao Circo dos anos 80 e 90 que era construído com esse material. A mostra pode ser também considerada uma instalação onde se pode circular e até entrar em alguns andaimes onde foram colocados monitores. Existem também 3 telões que passam simultaneamente trechos de shows históricos. Com um fone de ouvido é possível selecionar qual dos telões ouvir. Os vídeos foram todos editados pela equipe do Circo, eu participei selecionando as bandas. O acervo do Circo hoje é muito organizado e o processo todo ficou muito mais fácil. Quem organizou o acervo foi o Ruy Gardner, que faz críticas de cinema no Globo. Esse acervo está disponível para consulta em dois totens lá no Circo.




Alguma imagem preferida?
Tem uma foto que gosto muito que mostra operários montando a lona no Arpoador. É uma foto em preto e branco do Rogério Reis publicada no JB, em 1982. É o ponto de partida para essa estória. O critério para escolha das fotos foi tanto contemplar artistas importantes, assíduos, como também o espírito do Circo que é muito traduzido pelo seu público. Essa proximidade, informalidade que muitos artistas falam. O material veio do Circo, de acervos particulares de fotógrafos e principalmente da Agência JB que fechou uma parceria e cedeu as imagens para exposição.




Como está a reação do público?
Ótima, a exposição se integrou perfeitamente ao Circo. Os andaimes viraram um espaço de encontro, vivo, totalmente diferente de um museu.


Veja trechos de shows históricos no Circo: tem Barão nos anos 80, coletânea com Planet, especial sobre o arquivo de imagens e mais.

Celso Blues Boy (2008)


Barão Vermelho (1983)


Planet Hemp (coletânea)



Chico Science (1994). Primeiro show no Circo


Cássia Eller (1992)


Rita Lee anuncia 'aposentadoria' (2012)


Reabertura (2004)


Acervo de vídeos do Circo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...