15.11.12

dubatak-oblogblack-oglobo


 

Dubatak lança disco de 'riddim' em festa cheia de convidados (Oblogblack no Amplificador do Globo) 

Com produção gráfica de altíssimo nível inspirada no clássico ‘The Story of Jamaican Dancehall Culture’ - livro fundamental para entender o fenômeno dos ‘sound systens’ de Kingston - o recém-lançado ‘Old Feeling Riddim’, disco de 15 faixas do Dubatak Sound System, ganha festa de gala nesta quinta, no Studio RJ, Arpoador, com os principais nomes da cena dancehall-dubstep-roots-dub do Rio e SP. Criado em 2006, o coletivo dos produtores e ‘selectas’ Mateus Pinguim, Jeff Boto e Léo Flores ataca em várias frentes, organizando festas e lançando discos com sons que vão muito além do reggae que chega ao mainstream. Isso sem contar as diversas participações em festivais por todo Brasil, EUA e Europa, ao lado de nomes como BNegão e Deeder Zaman, do Asian Dub Foundation, e produção de faixas exclusivas para artistas, inclusive jamaicanos, entre eles Andrew Tosh e Horace Andy.



O Dubatak já havia lançado, em abril, a excelente coletânea ‘Reggae Rua Volume 1’. Em ‘Old Feeling Riddim’ (um disco de ‘riddim’, com letras e rimas diferentes cantadas sobre o mesmo tema), o grupo misturou revelações e MCs com longa história no reggae nacional, como o veterano do dancehall Rica Caveman, com convidados estrangeiros ilustres, do inglês Ruben da Silva aos jamaicanos Ranking Joe, Thriller U e I Kushna (veja clipe de ‘Healthy Lifestyle’, gravado no morro do Salgueiro durante sua passagem pelo Brasil), além da escocesa Soom T, um dos destaques da atual cena britânica e convidada de honra da festa no Studio RJ.



Seis faixas de ‘Old Feeling Riddim’ já haviam sido lançadas em compactos no exterior com excelente repercussão. Para quem curte os sons jamaicanos, o baile black hoje no Studio RJ é uma chance imperdível e promessa de festão. Vale lembrar que os 100 primeiros ganham ‘Old Feeling Riddim’.

Abaixo, Mateus Pinguim mandando ver no clipe oficial de ‘Baile Sound System’, com toda preparação do Dubatak para evento na Praia de Botafogo.


Fenômeno desde os anos 50 nos bairros pobres de Kingston, capital da Jamaica, as festas de ‘sound system’ lançaram estrelas como U-Roy, Big Mouth, Eek-A-Mouse, e mais recentemente Buju Banton e Sizzla. Esquentando para festa, Amplificador separou trecho do documentário ‘History of Reggae Sound Systems’.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...