1.4.13

carlinhoszodi-amplificador-oglobo




Carlinhos Zodi mistura MPB e reggae com lendas jamaicanas no Tuff Gong (Oblogblack no Amplificador do Globo)

Vida de músico independente é dureza, ralação pura, às vezes não basta só um disco bem produzido, convidados de peso, tem que ter sorte e acima de tudo contar com uma certa conspiração de coincidências para fazer barulho na grande mídia. Como explicar então um álbum que mistura poeticamente MPB com reggae, tem participações de lendas jamaicanas como Leroy Sibbles, do Heptones, Toots Hibbert, o Mr. Kingston líder do Toots & The Maytals, e finalizado no clássico Tuff Gong, ainda não ter conseguido furar o bloqueio mainstream?

Cheguei ao álbum ‘Kingston Bossa’ por um vídeo que circula por blogs e Facebook mostrando os bastidores da gravação, primeiro em SP e depois na Jamaica. Por trás das doze faixas do álbum, o músico, compositor e videomaker paulistano Carlinhos Zodi e o produtor Gustah Echosound. Criador da série ‘Pela Rua’ (que mostra picos de skate pelo país) e atualmente trabalhando em um reality com Bob Burnquist, ambos do canal OFF, Zodi leva em paralelo a carreira de músico, chegando ao seu terceiro álbum, o segundo em que ele toca todos os instrumentos (no segundo, teve participação de Marcelo D2).



'Kingston Bossa' levou um mês para ser feito em um surpreendente processo quase artesanal de gravação com todos os detalhes sendo produzidos e costurados por Zodi e Gustah em um estúdio de SP.

- Eu tinha um mês de férias, comentei com o Gustah, mostrei algumas músicas, ele topou e fomos para o estúdio dele. Gravamos praticamente todos os dias, cercados de instrumentos, mesa de som, experimentando melodias, testando, foi tudo muito intenso, cansativo, mas sublime, no final era uma sensação de euforia e êxtase, explica Zodi, no vídeo com todos os detalhes da gravação (veja abaixo). Quando sentimos que o caldo estava engrossando, começamos a pensar em ir para Jamaica gravar algumas participações e masterizar o disco no Tuff Gong, estúdio do Bob Marley, de onde saiu grande parte da sua obra e dos seus filhos. Claro que era só uma idéia, masss... Quando em uma das sessions de mix o nome surgiu com o Mauricio Cersosimo, daí não teve jeito. Um disco que se chamaria ‘Kingston Bossa’ TINHA que finalizar na Jamaica.

E assim foi. Com participações altamente especiais de Leroy Sibbles e Toots (quem gosta de reggae, sabe, duas lendas na Jamaica). Veja abaixo os vídeos que contam o caminho de Zodi e Gustah até ‘Kingston Bossa’, fechando com o primeiro clipe, 'Luz e Som'. Altamente recomendado.



Se ‘Kingston Bossa’ ainda não atingiu o grau de reconhecimento que merecia do grande público e até entre os fãs do reggae de todo país, a gente aqui no Amplificador dá nossa contribuição para divulgar o álbum que aos poucos vai ganhando espaço. Na semana passada, por exemplo, Zodi escreveu no Facebook o seguinte post: “Não entendi nada, mas, #1, I'm number 1 on the ReverbNation Reggae charts for Brazil, SP”.

É, Kingston Bossa vai subindo porque merece. Tem groove, qualidade, Leroy, Toots, Tuff Gong e o talento de Zodi e Gustah. E Zodi, só atualizando... Kingston Bossa agora é #1 no Reverbnation Reggae Charts para todo o Brasil (com o tradicional Maskavo em segundo). Abaixo, o trajeto do disco, da ideia à gravação e o primeiro clipe.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...