25.5.12

regeneration-etmensah-bnegão


>> playlist 




Re:Generation - Mark Ronson, Skrillex, Pretty Lights, The Crystal Method, DJ Premier (2012)

Cinco DJs, parcerias de peso com nomes do jazz, rock, soul e música eletrônica e um documentário aplaudidíssimo na estreia no Coachella. Pouco falado no Brasil, o projeto 'Re:Generation' levou para as telas do festival, em Indio, deserto da Califórnia, imagens de encontros históricos de músicos de várias gerações para mostrar como os ritmos e grooves do passado influenciam os do futuro. A ideia era re-criar cinco estilos musicais unindo artistas com carreiras diferentes mas de alguma forma complementares. E a escolha foi a dedo, sem economia, só com grandes estrelas. No site do projeto é possível baixar de graça as dez músicas de ‘Re:Generation’, cinco inéditas e cinco remixes. Há também trechos do documentário mostrando bastidores dos encontros e gravações.

O disco já abre no clima com parceria surreal do produtor e DJ de dubstep, Skrillex (três prêmios Grammy em 2011) com nada mais nada menos que o trio ex-The Doors Ray Manzarek (teclado), Robbie Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria).

'Jim teria amado, não era purista. Usar elementos eletrônicos é o novo campo da música. Podemos ir a qualquer lugar, é isso o que pretendo fazer no futuro', disse animado Manzarek após gravar 'Breakin' a Sweat'. 

Na sequência, minha preferida do disco, 'A La Modeliste', com Mark Ronson (Amy Winehouse, Adele) liderando um super combo black formado por Erykah Badu, Trombone Shorty e os metais dos Dap Kings. A terceira faixa é talvez a mais ousada unindo o DJ Premier (Jay-Z, Mos Def) com rapper Nas e a Orquestra Sinfônica de Berklee. 'Re-Generation' fecha com Pretty Lights e Crystal Method (Grammy em 2005) recebendo Funk Brothers, Martha Reeves e LeAnn Rimes. Entre os cinco remixes, destaque para o excelente Bonobo. Expectativa agora é ver tudo na telona. Playlist tem as quatro faixas originais do projeto. Aumenta o som e viaja na mistura. Abaixo, três super vídeos: trecho da gravação dos Doors com Skrillex, Erikah Badu e Mark Ronson no David Letterman e o trailer de 'Re:Generation'. 




  
ET Mensah - King of Highlife is Back Again!! (1976) 

Trompetista, saxofonista e bandleader nascido na pequena vila de Ussher Tow, Gana, Emmanuel Tettey Mensah começou como integrante da banda The Tempos nos anos 40, depois virou seu maestro, foi coroado Rei do HighLife e até hoje é um dos músicos mais influentes da África. No início da carreira, Mensah chegou a tocar na Europa com o trompetista escocês Jack Leopard, mas voltou à África ao receber o convite do Tempos. Foi já como líder do grupo que Mensah adaptou o ritmo mais famoso do país para um formato mais enxuto, sem orquestra, com poucos músicos. Ídolo nacional em Gana, Mensah foi um dos primeiros africanos a excursionar pela Europa nos anos 50. Em 1957, ganhou projeção internacional ao tocar com o mito Louis Armstrong durante a festa de independência do país.

ET Mensah saiu de cena nos anos 60 abrindo espaço para novos ídolos locais como Osibisa, African Brothers, Pat Thomas e Ebo Taylor. Nos anos 70 e 80, voltou à ativa fazendo shows e excursionando, mesmo já em cadeira de rodas. A coletânea ‘Is Back again’ foi lançada em 1976 para divulgar seus grandes hits no mercado internacional. Em 1986, ganhou a biografia ‘ET Mensah: King of Highlife’, do musicologista inglês John Collins, lançada em Londres. No mesmo ano, fez sua última turnê internacional. Ouça na playlist três músicas de ET Mensah. Abaixo, vídeo mostrando algumas capas de álbuns clássicos e na sequência entrevista para rádio, gravada em 1981, raríssima, com Mensah tocando e lembrando toda sua carreira.

 

BNegão e Seletores de Frequência  - Sintoniza Lá (2012)
Demorou quase dez anos mas BNegão, ex-Planet Hemp e Funk Fuckers, voltou em 2012 afiadíssimo em seu segundo disco com os Seletores de Frequência misturando em uma panela de pressão invocada todos os elementos mais groove da música black passando pelo dub, jazz, reggae, funk e hiphop. De novo com letras inspiradas cheias de ironias, críticas, sacadas e alfinetadas (‘O monstro é grande sim/ Mas não é invencível/ Pois esse império é artigo perecível’ ou ‘Você tem corpo, rapá, pode acreditar, que passageiro não é tripulante, que o que mata sede é água, e não refrigerante, e se a tormenta é passageira, depois dela vem o sol, taí, pode acreditar, que a vida é pra ser vivida, pra ser evoluída), o recém-lançado Sintoniza Lá tem referências diretas ao que há de melhor na música black como Hypnotic Brass Ensemble (Alteração ÉA!), Stones (‘O Mundo, Panela de Pressão’) e Tim Maia (‘Proceder/Caminhar’). 

BNegão segue na mesma frequência do seu primeiro disco, ‘Enxugando Gelo’ (2003), mas vai além com suingue pegando fogo e misturando rimas e solos na medida. Fácil, um dos destaques do ano até agora. Ouça no player abaixo todas as músicas de 'Sintoniza Lá'. Depois, dois vídeos: BNegão mandando o clásico 'Funk até o Caroço' e depois rimando com os brothers Marcelo D2 e Speed em 'O Império Contra-Ataca'.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...