29.6.12

montreux-oblogblack-g1


>> playlist 

 


Criador do Festival de Montreux exalta música brasileira: 'Quero mais' 

(oblogblack no G1)

Lugar na primeira fila não é para ele. Aos 76 anos, Claude Nobs, diretor e criador do Festival de Jazz de Montreux, gosta mesmo é de ficar nos bastidores, atrás das cortinas. Foi de lá que acompanhou apresentações históricas: de Ella Fitzgerald e Ray Charles a Miles Davis e Sonny Rollins; de Elis Regina e Hermeto Pascoal a João Gilberto e Tom Jobim.

Na 46ª do evento suíço, que começa nesta sexta, 29, e vai até 14 de julho, estão previstos mais de 100 shows, incluindo Van Morrison, Bob Dylan, Herbie Hancock e nomes mais novos, como Janelle Monaé e Hugh Laurie, da série 'House'.

Para 'Funky Claude' (apelido que ganhou a partir da música 'Smoke on the water', do Deep Purple, sobre incêndio em Montreux, em 1971), é como se fosse receber convidados em casa. Só que a festa dura 16 dias e tem público de 230 mil pessoas.

'Nunca trabalhei na vida, amo o que faço. Estou com 76, tive problemas de saúde e comecei a passar responsabilidades. Agora, me concentro nos artistas', diz Nobs.

A noite brasileira em Montreux começou em 1978 com Gilberto Gil e A Cor do Som. Nenhum outro país teve esse privilégio por tanto tempo. Em 2012, será a vez de Luiz Melodia, Adriana Calcanhotto e Cidade Negra, com participação do rapper paulista Emicida. Jorge Ben Jor, Gilberto Gil e Sérgio Mendes tocam em outros palcos.

'Não me canso de música brasileira, quero sempre mais. Vou tentar assistir a todos', diz Nobs. Na entrevista por e-mail ao G1, ele conta como está preparação para o festival e revela curiosidades do backstage.

Leia matéria completa no G1. 

Na playlist exclusiva do blog, trechos de shows clássicos de João Gilberto, Miles Davis, Ella Fizgerald, Kool and the Gang, Buddy Guy e outros. Abrindo a sequência, a insuperável Elis Regina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...