3.7.12

back2black-criolo-mulatu-videos



Criolo embarcou para sua terceira turnê fora do Brasil sabendo que fortes emoções o esperavam no Back2Black de Londres, em Old Billingsgate, um antigo mercado de peixes à beira do rio Tâmisa. O primeiro teste para o coração do rapper paulistano veio logo minutos após o desembarque na capital inglesa quando foi recebido no hall do hotel pelo pai do ethio jazz e um de seus ídolos, o etíope Mulatu Astake. Os dois dividiriam o palco numa das apresentações mais aguardadas do festival londrino, que teve duração de três dias e programação de luxo misturando brasileiros como Gilberto Gil e Emicida, africanos como Amadou e Mariam, Hugh Masekela e Fatoumata Diawara, e também nomes de peso da música black mundial, como Macy Gray e Roots Manuva.

Na falta do inglês fluente, Criolo optou pelo 'olho no olho' para se comunicar com Mulatu e, em uma das primeiras conversas com o músico africano, mostrou a foto do pai. Pronto, era o que faltava para o lendário vibrafonista, percussionista e compositor adotar o brasileiro selando uma nova dupla, não só para o Back2Black, mas, provavelmente, para futuros projetos, como adiantou o próprio Mulatu.

'Foi uma bela comunicação. Penso que vamos produzir juntos algo muito forte, novo e diferente. Poderemos chamar de 'ethio brazilian fusion'', disse Mulatu, ao site do Globo, logo após o showzaço no sábado, dia 30 (leia matéria completa).

Oblogblack selecionou vídeos postados na internet nos dias seguintes ao Back2Black de Old Billingsgate para dar um panorama geral do festival, que chega ao Rio, em agosto, entre os dias 24 e 26, e pode também ganhar uma segunda edição estrangeira, em NY. 

No blog do festival, matérias completas com todos os detalhes dos shows e aqui fotos das apresentações. 

Além da dupla Criolo e Mulatu Astake, destaque para a poesia-dub dos jamaicanos Linton Kwesi e Dennis Bovell, o trompete de Hugh Masekela, e um dos favoritos aqui do blog, o casal do Mali, Amadou e Mariam (não 'Miriam', como está no título do vídeo abaixo). 

Para abrir, os dois primeiros episódios da série de videocasts sobre a turnê de Criolo pela Europa. Conheça o 'ethio brazilian fusion' que levantou o Back2Black e deixou Criolo com lágrimas nos olhos na saída do palco. Aumenta o som que a pedrada é forte.

((Atualização)): ouça Criolo + Mulatu juntos na BBC

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...