1.6.12

tribomassahi-funkees-konkoma



>> playlist 




Semana que começou africana aqui no blog com lançamento do oblogblackafrica só com seleção dos posts de afrobeat, afrofunk, high-life e ethiopianjazz, todos juntos no mesmo espaço com layout perfeito para descobrir playlists e álbuns das antigas, vai terminar no mesmo groove black com coletânea nova do The Funkees, lançamento do primeiro disco do KonKoma, com Pax Nicholas e DJs da BBC tocando em festa hoje em Londres, e abrindo uma super raridade da música afro-psicodélica brasileira: Tribo Massáhi. Todos com playlists e vídeos. 

Tribo Massáhi (1972)

Quinze minutos direto de jam rodando de um lado e mais 15min do outro divididos em quatro temas em que sobram batuques, guitarras e experimentações resultando em um dos discos mais ousados, raros e até misteriosos da música black brasileira. Gravado em 1972 por Embaixador (segundo fontes um dos vilões do filme ‘Ritmo de Aventuras’, de Roberto Carlos) à frente de uma banda com integrantes africanos (Aymmi, Koffi, Korede, Kolawole, Duro Timi, Omopupa, Iyalode, Abeke) e canjas de brasileiros (Lápis, Romildo, Rui Barbosa, Nathalie), o álbum da Tribo Massáhi completa 40 anos em 2012 ainda cercado de enigmas com informações fragmentadas espalhadas por posts curtos em blogs especializados e nenhuma entrevista mais longa com seus integrantes nos anos posteriores (se alguém souber, só falar).

Em sites de leilão, o disco da Tribo Massáhi é vendido a peso de ouro podendo custar até mil reais. No exterior, é tratado como ‘rough brazillian psychedelic jazz’. De fato, tem tudo isso e mais candomblé, samba e soul em um estilo parecido com o igualmente raro ‘Black Soul Brothers’, de Miguel de Deus.

Experimental demais, doido, lisérgico, gravado quase improvisadamente, o fato é que o álbum da Tribo Massáhi ficou praticamente esquecido só voltando a circular com a internet. Em 2010, um dos temas do seu Lado B ganhou versão do Almaz com Seu Jorge e integrantes do Nação Zumbi. O guitarrista Lúcio Maia considera a música a grande pérola do álbum do Almaz. 

‘Foi um projeto que passou em branco, com uma carga forte de música brasileira, mas muito mais africanizada. Passou como algo experimental demais e o Embaixador, líder da Tribo, ficou esquecido’.  

Abaixo, Almaz no palco em SP tocando 'Pai João'. Na playlist, o disco completo do Massáhi. Groove black de primeira fervendo do início ao fim.



 
The Funkees - Dancing Time: The Best of Eastern Nigeria's Afro Rock Exponents 1973 – 77 (2012)

A gravadora inglesa SoundWay Records completou em 2011 dez anos de estrada com mais de 25 coletâneas só com o fino da música africana resgatando faixas obscuras e discos perdidos dos anos 60 e 70, principalmente de países da costa oeste onde reinavam o afrobeat, afro rock e highlife. Seu criador, Miles Cleret, já perdeu a conta do número de horas viajadas entre cidades como Accra, Cotonou, Dakkar e Lagos, e hoje pode se orgulhar de ser um dos maiores responsáveis pelo resgate e preservação de ícones da música africana. Um dos álbuns mais populares da SoundWay, o duplo 'Nigeria Special', foi fundo na pesquisa a partir de antigos discos de 45rpm filtrando só a nata do afrobeat anos 70 no país. Quarta faixa do primeiro disco, 'Akula Owu Onyeara', do Funkees, virou hit nas pistas da Europa e trouxe de novo o nome da banda para os sites e blogs especializados. Cleret decidiu então que era hora da banda que sempre privilegiou sons para as pistas ganhar um 'best of' repassando toda sua obra. 

Com 18 músicas, 'Dancing Time' reúne as melhores faixas dos discos de 45rpm garimpados por Cleret em suas viagens, além dos dois LPs oficiais e ainda faixas gravadas em Londres no período em que os músicos da banda se mudaram para tentar carreira internacional. Não deu certo, a banda se separou em 1977 e só agora ganha homenagem à altura da sua importância na música black. 'Dancing Time' traz ainda uma entrevista completa com Sonny Akpan, membro original do Funkees. Clique para encomendar o disco em versão vinil ou CD. Ouça abaixo 'Akula Owu Onyeara'. Na playlist, clássicos do Funkees.



KonKoma (2012)

Festa hoje em Londres lança o primeiro álbum da novíssima aposta da SoundWay, o KonKoma, grupo londrino formado só por músicos de Gana com passagens pelas bandas do soulman Bobby Womack, do guitarrista Peter Green e das clássicas Boombaya e Osibisaba. Com 12 faixas gravadas em Brighton, o álbum é um dos primeiros projetos da gravadora especializada em coletâneas e relançamentos de clássicos africanos de produzir músicas inéditas com raízes no afrobeat e highlife. A estreia do KonKoma será de gala em uma super noitada black em East London com festa, DJs da BBC e convidados ilustres, como Fokn Bois, Yaaba Funk e Pax Nicholas, ex-Africa 70 (há ainda a possibilidade de participação do guitarrista Ebo Taylor, recém-chegado da Virada Cultural de SP). 

O evento servirá também para arrecadar fundos para dois grandes especialistas em música africana: o musicologista John Collins, hoje professor na Universidade de Gana e autor de dezenas de livros, entre eles a biografia de ET Mensah; e Jon Lusk, jornalista da Rough Guide, FRoots, Songlines e BBC. Collins perdeu a mulher em 2011, em uma enchente em Accra, e Lusk se recupera de um derrame. Particpam da produção ainda as gravadoras Strut (Ebo Taylor, Poly-Rythmo, Mulatu Astatke) e Sofrito (Highlife Underground), além do Shrine (coletivo londrino com DJs, escritores e músicos). Clique para encomendar o disco do KonKoma. Abaixo, o vídeo de divulgação da SoundWay. Sonzeira.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...