7.6.12

bmwjazzfestival-mixtape#7



BMW Jazz Festival chega ao seu segundo ano com programação de luxo e nomes de peso entre revelações e velha guarda da música black, além de um novo palco em SP e maior número de atrações no Rio, tudo com assinatura e curadoria da dupla Zuza Homem de Melo e Monique Gardemberg, ex-Free Jazz e Tim Festival. Se na estreia em 2011 três nomes despontavam como destaques, os saxofonistas Wayne Shorter e Joshua Redman, e a diva black Sharon Jones, em 2012 está difícil apontar o melhor dia. Gosta de funk-soul? A escolha então é certeira: Fred Wesley, Maceo Parker e Pee Wee Wiils, trio responsável por conduzir a banda mais groove da história, os JBs, de James Brown. O encontro reeditado pela primeira vez em 2010 após mais de 20 anos de separação acontece dia 9 (sábado), em SP, na Via Funchal, dia 10 (domingo), na área externa do Auditório Ibirapuera, de graça, e 12 (terça), no Oi Casa Grande, no Rio. 

Outro showzão que promete é o da revelação Trombone Shorty. Descoberto por Lenny Kravitz ainda adolescente, o músico de Nova Orleans foi indicado ao Grammy no seu disco de estreia, ‘Backatown’, e já acumula participações em shows de Jeff Beck, U2 e Norah Jones. Mas se prefere um clima mais cool em uma noitada clássica de jazz, pode anotar: o pianista Chick Corea, 16 vezes ganhador do Grammy (nada menos que 56 indicações), toca dia 8 (sexta), em SP, e 11 (segunda), no RJ. Corea foi tecladista de Miles Davis no antológico ‘Bitches Brew’ (ouça na mixtape) e volta ao Brasil ao lado de Stanley Clark retomando projeto dos anos 70, ‘Return to Forever’. 

Outra apresentação daquelas imperdíveis é a do americano apontado pela DownBeat como grande aposta do jazz para 2012, Ambrose Akinmusire, só 29 anos e talento para virar um gigante na história da música black (ouça playlist com faixas do disco 'When the Heart Emerges Glistening'). Aqui, porém, a única crítica para organização: o trompetista só faz show em SP (dia 8, sex) e não vem ao Rio.

Para ajudar na escolha ou entrar no clima, oblogblack preparou uma mixtape com nove músicas com o top 5 das melhores atrações (serão ao todo 9 shows em SP, mais dois de graça no Ibirapuera, e seis no Rio). Outros destaques do BMW Jazz Festival são o saxofonista Charles Llloyd (ex-Cannonball Adderley, BB King, Howlin' Wolf e Beach Boys), o grupo The Clayton Brothers e a revelação Ninety Miles. Programação caprichadíssima, só fera e promessa de shows antológicos.

Confira aqui a programação completa e todas as informações sobre BMW Jazz Festival. Abaixo, as doze faixas da mixtape.


(ATUALIZAÇÃO: veja fotos dos shows no G1 + O Globo)

1 > Fred Wesley - Breakin' Bread
2 > Trombone Shorty – Horn Jam
3 > Miles Davis (Chick Corea) - Miles Runs the Voodoo Down
4 > Ninety Miles - Nengueleru
5 > Clayton Brothers - Ultra Sensitive
6 > Fred Wesley - Damn Right I am Somebody
7 > Trombone Shorty - Backatown
8 > Chick Corea, Clarke & White - Light as a Feather
9 > Maceo Parker And All The King's Men - Doing Their Own Thing
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...