6.7.12

smod-desmonddekker-rodrigocampos




Smod (2011)

Ex-Mano Negra, o francês de 51 anos Manu Chao tem hoje o Mali como segunda casa após atuar como produtor em 'Dimanche a Bamako', disco de 2004 que catapultou o casal de cegos Amadou e Mariam ao posto de uma das maiores estrelas da atual música africana. E é Chao também a mente por trás do excelente Smod, trio formado no terraço da casa dos malineses, em Bamako, pelo filho Sam Doumbia, com dois amigos de faculdade

O Smod (iniciais de seus integrantes, Sam, Mouzy e Ousco) usava o local como quartel general para seus ensaios no mesmo período de criação de 'Dimanche'. Como Chao também ficava hospedado lá, não demorou muito a perceber que o filho adolescente de Amadou e Mariam tinha o mesmo DNA musical dos pais. Gostou tanto do que ouviu que meses depois voltou ao Mali para gravar algumas faixas. Depois mixou e lançou o disco de estreia atuando também como produtor. 

Chao classifica o som do Smod como um ‘folk-blues-hip-hop’, mas o que fica claro desde a primeira audição é a incrível semelhança com as músicas de Amadou e Mariam. Não no sentido da cópia, mas da qualidade, com os mesmos detalhes, texturas e também as letras engajadas. Para quem gosta de Amadou e Mariam, é um prato cheio. 

O disco homônimo de 2011 tem 13 músicas, todas cantadas em francês, e é o primeiro com distribuição internacional. Veja aqui como foi a participação do Smod no globalFEST, realizado este ano em NY. Leia também entrevista com Sam no site The Mix, e a excelente conversa no site do jornal inglês Guardian, com Mano Chao, Amadou e Mariam (atração do Back2Black, no Rio, em agosto) falando sobre Mali, lembrando a produção de 'Dimanche a Bamako' e do orgulho com o Smod. Abaixo, clipe de 'Fitri Waleya', e para abrir, Manu Chao no violão mandando a clássica 'Djamfa'. 



Desmond Dekker – Original Reggae Hitsound (1985)

O rude boy Desmond Dekker pode não ter ido tão longe quanto Bob Marley, mas chegou ao topo das listas de discos mais vendidos na Inglaterra e EUA antes do conterrâneo gravando para sempre seu nome entre os grandes músicos da história da Jamaica. Em parceria com o lendário produtor Leslie Kong, Dekker foi o primeiro a conseguir emplacar um ska como hit internacional e tem pelo menos duas músicas entre as mais importantes do reggae: ‘You can get it If you really want’ (também cantada por Jimmy Cliff) e ‘Israelites’, de 1969, sucesso mesmo com uma letra quase incompreensível cheia de gírias jamaicanas (a abertura, ‘Get up in the morning, slaving for bread, sir’, era muitas vezes cantada, mesmo por ingleses ou americanos, como ‘Wake up in the morning, baked beans for breakfast’). 

Lançada em 1985, a coletânea ‘Original Reggae Hitsound’, da clássica Trojan Records, traz todos os grandes sucessos da fase de ouro de Desmond Dekker ao lado de Kong e com os excelentes The Aces na retaguarda. Estão lá, ‘Pretty Africa’, ‘007 (Shanty Town)’ e ‘It Mek’. Belíssima voz, groove na medida e instrumental delicioso. 

Veja abaixo 'Israelites', ao vivo, com Dekker no auge da carreira e cercado de figuraços no palco. Essa mesma apresentação está no excelente doc sobre a invasão e influência do reggae/ska na música inglesa. Vale tirar um tempo e assistir inteiro com calma. Imagens de arquivo e entrevistas raríssimas no padrão BBC.



Rodrigo Campos - Bahia Fantástica (2012)

Paulistano da Zona Leste, Rodrigo Campos passou temporada de dez dias em um hotel de Itapuã, bairro de Salvador, pouco antes de começar a produção de 'Bahia Fantástica', seu segundo disco após a estreia com o belíssimo e aclamado 'São Mateus não é um lugar assim tão longe'. Com olhar de cronista, poesia de rapper, groove de sambista e enorme talento que o colocam entre as principais revelações da música brasileira, Rodrigo aponta agora para um caminho diferente em sua trajetória. Seus personagens tão reais em 'São Mateus', em 'Bahia' surgem oníricos; as letras, antes enormes, estão compactas com estrofes curtas; e os instrumentos voam longe em direção ao soul e ao afrobeat. 

Entre os muitos convidados de Rodrigo Campos (quase todos também com status de produtores do álbum), revelações da nova cena paulistana, como sua mulher, Luisa Maita, o rapper Criolo, a vocalista Juçara Amaral, e um naipe de músicos que inclui Maurício Fleury, Rómulo Fróes, Thiago França e Kiko Dinucci, também parceiros em projetos como o Bixiga 70 e o Sambanzo. 

Quer sentir a brisa da 'Bahia Fantástica' de Rodrigo Campos? Vai direto na playlist em 'Ribeirão', com Criolo. Abaixo, mesma música em belíssima versão 'caseira'. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...