3.6.11

paxnicholas-leemorgan-pedromiranda




Pax Nicholas - Na teef know de road of teef (1973)

Nascido em Gana, na capital Accra, mas com carreira toda feita na Nigéria e depois na Alemanha, o percussionista Pax Nicholas foi integrante da banda Africa 70 de Fela Kuti, tocou e cantou em discos clássicos como ‘Shakara’ e ‘Zombie’, mas queria mais. Percussionista de mão cheia, segundo vocal em várias músicas de Fela, Pax gravou em 1971 seu primeiro disco solo, ‘Mind your business’. Fela não se opôs. Dois anos depois, foi mais longe e decidiu fazer um novo álbum, só que dessa vez acompanhado por músicos da própria África 70 – e o pior, sem Fela saber.

‘Era um disco top secret mesmo’, reconheceu depois. ‘Quando colocamos o disco em Kalakuta (república-comunidade de músicos e mulheres de Fela ‘governada’ pelo rei do afrobeat e alvo de várias invasões do governo nigeriano) as pessoas adoraram, dançaram. Mas quando Fela chegou, pediu para o DJ parar a música e nunca mais tocar o disco’. Resultado: o álbum ‘Na teef know de road of teef’ ficaria 30 anos praticamente inédito, não só na Nigéria, mas em todo mundo.

Redescoberto pelo DJ Frank Gossner e relançado em 2009 pela Daptone Records, o vinil é uma daquelas pérolas obrigatórias para os amantes da black music, capaz de rivalizar até com as pedradas do mestre Fela Kuti. São apenas quatro músicas em 32 minutos do mais puro afrobeat psicodélico. Justiça seja feita, letras e metais não se comparam aos clássicos de Fela, mas o peso da percussão, do baixo e do groove é para bombar qualquer noitada.

Cansado da pressão do governo contra o ‘estado alternativo’ de Fela dentro da Nigéria, Pax deixou o África 70 em 1978. Aproveitou a viagem para o Festival de Jazz de Berlin e ficou por lá mesmo. No mesmo ano, outra baixa de peso: o baterista Tony Allen decidiu morar em Paris.

Pax Nicholas hoje toca na Alemanha o projeto de afrobeat Ridimtatksi com outros músicos de países da costa oeste da África. Já dividiu palco também com o duo indie Tarwater, com o produtor de sons eletrônicos Jimi Tenor e com a atual sensação da Daptone Records Sharon Jones. Ouça na playlist ‘Na teef know de road of teef’ completo. Abaixo tem o último show de Pax com o Africa 70, em Berlim, e o Fela Day no Rio. 



 


  
Lee Morgan – The Sidewinder (1963)

Trompetista prodígio do hard-bop, Lee Morgan teve carreira meteórica: começou com Dizzy Gillespie aos 18 anos, passou para os Jazz Messengers de Art Blakey, participou como sideman de sessões que entrariam para história do jazz como ‘Night in Tunisia’, ‘Moanin’ e ‘Blue Trane’, e aos 21 gravou o primeiro de quase 30 álbuns pelo Blue Note. 

Fã do grande Clifford Brown, o ‘Brownie’, também trompetista e mito dos anos 50, Lee Morgan foi um dos primeiros a dar um andamento mais groove ao jazz. E ‘Sidewinder’, com um iniciante John Henderson no contrabaixo, é seu disco onde a influência do soul e do blues está mais forte influenciando toda uma nova geração no Blue Note como Donald Byrd, Lou Donaldson e Freddie Hubbard, e depois ainda nomes como Winton Marsalis e Roy Hargrove.

Quando Lee Morgan caminhava para o chamado free-bop, já no início dos anos 70, um som de vanguarda, mais livre, morreu em circunstâncias trágicas e até hoje ainda nebulosas: baleado dentro de uma casa de shows em NY pela própria mulher. Tinha apenas 33 anos. O motivo seriam ciúmes. Ela se suicidaria na volta para casa.

Depois de ‘Sidewinder’, Lee Morgan tem pelo menos mais três álbuns inspiradíssimos e na mesma levada groove: ‘Tom Cat’, ‘Cornbread’ e o mais abstrato ‘Search for the new land’. Vale correr atrás também dos duetos com os saxofonistas Hank Mobley e Wayne Shorter.

Recomendadíssimo, um dos meus preferidos, solos funkeados, técnica perfeita, improvisos impressionantes para fazer a cabeça ir longe. Conselho de fanzaço: no caso específico do Lee Morgan, a melhor dica é baixar logo a discografia completa, fazer uma seleção básica e deixar CD, iPod, playlist, streaming... qualquer coisa, sempre por perto, gênio. 



Pedro Miranda – Pimenteira (2009)

Quem foi ao bar Semente e viu os primeiros passos de Teresa Cristina nos palcos da Lapa – isso em meados dos anos 90 – percebia que o pandeirista do grupo com cara de garoto que às vezes se arriscava sozinho no vocal em clássicos de Candeia e Cartola tinha um talento diferente. Afinal, manter o nível cantando ao lado de Teresa não é para qualquer um. Mas foi a partir do primeiro álbum de uma das maiores revelações do samba dos últimos anos, o disco tributo ‘A Música de Paulinho da Viola’, de 2002, que Pedro Miranda começou a seguir sua carreira solo.  No CD duplo primoroso de Teresa Cristina, ele se destacava com participações em sambas como ‘Quando bate uma saudade’ e ‘No pagode do Vavá’.

‘Pimenteira’, de 2009, é seu segundo álbum solo e certamente um dos melhores de samba dos últimos anos. Com produção de Luís Filipe Lima e repertório irretocável com composições de Nelson Cavaquinho, Wilson das Neves, Nei Lopes e Elton Medeiros, Pedro Miranda desfila com classe seu timbre incomum, cheio de técnica, numa cadência ao mesmo tempo moderna e clássica. Só a música ‘Pimenteira’, do mestre do Recôncavo baiano Roque Ferreira, já vale o disco.Mas tem muito mais. 

A crítica de Caetano Veloso no release de lançamento falando que ‘há muito tempo não ouvia um disco inteiro com tanto entusiasmo’ chamou atenção. Pedro, integrante também de grupos como Cordão do Boitatá, Anjos da Lua e Pé de Moleque, ainda não estourou para o grande público, merece muito mais, mas com certeza já figura entre os destaques da nova geração ao lado de nomes como Moyséis Marques, Edu Krieger e Rubinho Jacobina, todos também com músicas no disco.

Se fosse futebol e Cartola, Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola fossem Pelé, Garrincha e Zico, o trio acima seria Ganso, Lucas e Pato, e Pedro atacaria de Neymar, uma seleção sub-20 ouro certo em qualquer olimpíada do samba. Abaixo, Pedro Miranda e Teresa Cristina juntos no documentário 'Brasileirinho'.  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...