25.8.12

afromandinga-oblogblack-oglobo



Guitarrista do Ponto de Equilíbrio troca a Jamaica pela África

(oblogblack no blog Amplificador do Globo)

Mais de doze anos de estrada, três discos, turnês pela Europa e fãs espalhados por todo o Brasil. Guitarrista e compositor da banda carioca de reggae Ponto de Equilíbrio, uma das mais bem sucedidas do país, André Sampaio está perto de mudar radicalmente o rumo de sua carreira, trocando Jamaica por África. Obcecado pelas guitarras do povo mandingue, ele foi direto à fonte buscar inspiração, referências e também gravar participações especiais para seu primeiro projeto solo ao lado dos AfroMandinga, o disco ‘Desaguou’ (com lançamento previsto para o fim do ano).

Carioca de Vila Isabel, onde nasceu o Ponto de Equilíbrio, André circulou por dois meses no início do ano por Mali, Burkina Faso, Guiné e Senegal, na costa oeste africana, considerada terra de origem do blues. Totalmente absorvido pelas guitarras africanas, chegou a um som que mistura ‘desert-blues’, afrobeat, jazz e dub, com cantos griôs e batidas de capoeira e samba de terreiro. Mas nessa misturada toda Brasil-África, sua maior influência, admite, é o lendário Ali Farka Touré. Por isso, André lembra como momento mais emocionante da viagem a visita à casa do guitarrista já morto e a parceria com seu filho, Vieux Farka Touré.

- Além de filho do meu grande ídolo, Vieux foi muito gentil e ficou nitidamente emocionado com a homenagem à sua terra natal - conta André, lembrando a primeira vez em que ouviu os solos de Ali Farka Touré. - Era blues, mas era África e com sotaque do deserto, ali mudou tudo. Nunca mais fui o mesmo.

Como o Ponto de Equilíbrio está em fase final de preparação do seu primeiro DVD, gravado no Circo Voador, André vai priorizar a banda e só depois divulgar seu disco solo. Gravado no lendário Humble Ark, em Bamako, capital do Mali, e no Estúdio Jimo, dos irmãos Lobato, do Rappa, no Rio, ‘Desaguou’ terá mais participações de peso como a do rapper BNegão, da banda portuguesa de afrobeat Cacique 97, e dos africanos Sekou Diarra (Burkina Faso) e Fatim Kouyate (Mali).

Anota aí: André Sampaio e Os Afromandinga (banda formada por integrantes do Ponto de Equilíbrio, Coletivo Nyabinghi, Feijão Coletivo e Maracutaia), mais um nome para entrar na extensa lista de músicos influenciados pelos sons africanos que já tem Criolo, BNegão, Céu, Abayomy e Bixiga 70.

Veja abaixo vídeo com imagens sensacionais da viagem e bastidores das gravações com Vieux Farka, Cacique 97, Sekou Diarra e mais.

Post completo + entrevista
 no Globo. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...