9.3.13

zimun-fusile-coletivo-amplificador-oglobo




Zimun, Fusile e Coletivo Dinamite: do rock-ska ao street-jazz, conheça 3 bandas de BH (Oblogblack no Amplificador do Globo)

Minas Gerais começa a pedir passagem na cena independente com novas bandas candidatíssimas a estourar com sons carregados de groove e mistura de rap, jazz e funky. Aqui, já mostramos algumas delas como Iconili, Dibigode e Graveola e o Lixo Polifônico, todas fazendo barulho no eixo RJ-SP e também fora do país.

(Em 2012, a Womex, uma das mais importantes feiras de música do mundo, teve uma noite mineira com Delegado, Makely Ka e Graveola, na época em turnê pela Europa. Meses depois, o Iconili fez no Leblon Jazz um showzaço que acabou incluído entre os melhores do ano no Amplificador. Outro destaque no festival da Dias Ferreira foi o Dibigode, surpreendendo a plateia com uma sonzeira instrumental de primeira).

Agora, chegou a vez de apresentar mais três grupos de BH que aos poucos vão ganhando destaque com novos clipes e discos (ou EPs, muitos ainda de estreia) para lá de promissores. Com afrobeat e sons instrumentais em alta, todas têm em comum uma forte influência da black music e toques de jazz e funky. Conheça Zimun, Coletivo Dinamite e Fusile.

Zimun: Começou com o rap, assumiu o jazz, misturou rock com bossa, guitarra com trompete e sintetizador, e hoje é um dos grupos locais com mais público em BH. O septeto lança na próxima sexta-feira, no clássico Granfinos, a versão vinil do seu primeiro EP, ‘Surreal’. Com quatro músicas, a bolacha serve como aperitivo para o disco de 13 faixas que será lançado no segundo semestre. Abaixo, ensaio com BNegão e trecho do show de pré-lançamento do EP em que a banda mandou de Gil Scott-Heron a Sabotage.

 



Coletivo Dinamite: Passeia livremente pelos sons black carregando nas tintas de rap, rock, soul e dub. Em 2012, lançou seu primeiro EP, com participações de integrantes de bandas como Iconili e Fusile. Abaixo, as seis músicas do caldeirão groove do Coletivo e o novo clipe, 'Etnocêntrico'.

 

Fusile: A mais roqueira das três bandas é um dos principais nomes da nova cena independente de BH com público fiel e muitos elogios em blogs e sites especializados. Também com sonoridade bem misturada, o quinteto oferece em seu cardápio fartos elementos de ska e punk, o que já valeu convite para dividir palco com nomes como Slackers e Skatalites. A faixa ‘Blue Blood (veja abaixo o clipe) entrou na programação da Oi FM e abriu espaço para participação em importantes festivais da cena independente, como o Garimpo e Flaming Nights, em BH, e no aniversário da Casa da Matriz, no Rio. Já tocou também com Black Drawing Chalks, Do Amor e Móveis Coloniais de Acaju. Em 2012, a banda lançou o clipe de ‘Combat Samba’ e a segunda parte da triologia ‘The Coconut Revolution’.



 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...